Home               Quem somos                Cadastre-se                  Fale conosco                     Livro de Visitas      

ACELBRA-RJ  -  Associação  de Celíacos do Brasil - Seção  Rio de Janeiro  

Doença Celíaca

Manual do Celíaco
Perguntas freqüentes
Dermatite Herpetiforme
Doenças associadas
Doenças Auto-imunes
Diabéticos
Autistas
Síndrome de Down
Epilepsia
Alergia X Intolerância
Lista de Médicos
Lista de Nutricionistas
Hospitais
Laboratórios 
Receitas sem Glúten 1
Receitas sem Glúten 2
Receitas diet  SG
Produtos sem Glúten
Onde Comprar
Notícias
Artigos
Artigos traduzidos
Livros publicados
Espaço Infantil
Associações de Celiacos
Documentos

 

Doações para Acelbra-RJ :

Caixa Econômica Federal

 

Agência: 1327

Conta Poupança: 3478-1

Código 013

 

Links Importantes

FENACELBRA

ACELBRA-SP

ACELBRA-MS

ACELBRA-SC

ACELBRA-RS

ACELBRA-RS

ACELBRA-DF

ACELBRA-DF

ACELES

ACELBRAJOINVILLE

www.unb.br/fm/celiacos

 

 

Fotos Denise Videira

 

 

 

CENTRO BRASILEIRO DE ALERGIA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO

 

Cereal rico em proteínas pode substituir glúten 

LUANDA NERA

free-lance para a Folha de S.Paulo



Há um novo grão no mercado, que também pode ser encontrado em forma de farelo. De cor amarelada, dificilmente ele dará água na boca, pois não tem um sabor peculiar. Mas uma informação faz da quinua um ingrediente importante à saúde. Riquíssima em proteínas e adaptável aos solos mais pobres, é considerada o "alimento perfeito" pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Descoberto pelos incas da Bolívia e do Peru há 8.000 anos, o cereal tem valor nutritivo comparável ao do leite materno. "As sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, com melhor qualidade", explica o pesquisador Carlos Spehar, 58, da Embrapa Cerrado, um dos responsáveis pela chegada da quinua ao país.

Na década de 70, quando fazia pós-graduação em genética vegetal nos EUA, Spehar conheceu as propriedades do cereal e decidiu trazê-lo ao Brasil. Mas só há poucos meses percebeu o interesse dos brasileiros pelo alimento. "Quase todos os grãos eram importados da Bolívia. Mas, agora, a busca pela alimentação saudável está incentivando a produção nacional."

Indicações

Apesar de pouco conhecida no mercado brasileiro, a quinua já conquistou a confiança dos nutricionistas. A terapeuta alimentar Gabriela Marques, 26, costuma recomendar o consumo.

O público-alvo são os atletas (pela grande quantidade de aminoácidos e pelo baixo colesterol), as mulheres (por conter fitoestrógenos, que ajudam a amenizar os efeitos da menopausa) e as pessoas intolerantes ao glúten, os celíacos. "A quinua, apesar de altamente protéica, não possui glúten. É ótima para substituir o trigo em pão, macarrão, biscoitos e farinhas", analisa. A nutricionista lembra ainda que a quinua é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória.

Chefs de São Paulo descobriram a quinua e criaram pratos diversificados utilizando o cereal andino. No restaurante Carlota (centro), o "mignon de vitela com cuscuz real e abobrinha grelhada", que leva quinua, é um dos mais pedidos. O Joe & Leo's (zona oeste) faz um hambúrguer de quinua. No restaurante Sabuji (zona oeste), os destaques são o lagostim com quinua e a salada de quinua com tomate-cereja, queijo de cabra e pesto".

Onde encontrar:
Empório Santa Maria (www.emporiosantamaria.com.br)
Casa Santa Luzia (www.santaluzia.com.br)
Mundo Verde (www.mundoverde.com.br)
Site www.emporiobrasileiro.com.br

 

 

 

Pão de queijo Mineiro e

Broinha de Fubá !!!

 

 

Última atualização: 17 dezembro, 2004 .